AGORA O ASSUNTO É SÉRIO - A TODOS OS BLOGUEIROS

20:25 Ferrari 15 Comentarios


Olha só essa agora : Se você tem um blog ou site sem fins lucrativos é melhor cuidar do conteúdo dele, especialmente se o conteúdo for composto por vídeos do YouTube. Usar o código "embed" agora é crime. Pelo menos é isso que o escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) está dizendo, e além de tudo ainda está cobrando uma taxa mensal para portais, blogs e sites feitos por colaboradores que utilizam os códigos de incorporação dos vídeos nas postagens. O motivo ? Violação dos direitos autorais dos responsáveis pelo vídeo. A denúncia é do pessoal do blog Caligraffiti, que recebeu um e-mail da entidade avisando que teria que pagar direitos autorais pelos vídeos do YouTube e do Vimeo que apareciam na página do Blog. O Blog deles é sobre design, arte, tecnologia e cultura. Tem cerca de 1.000 a 1.500 acessos por dia, mas não tem lucro nenhum para seus sete colaboradores.Cada um dos blogueiros tem seu próprio emprego. O valor cobrado pelo Ecad é de R$ 352,59 mensais. O blog foi classificado na categoria de webcasting, ou seja, transmissão de programas originários da própria internet. Segundo o ECAD o YouTube paga os direitos autorais, porque ele é um transmissor das informações, mas os blogs são retransmissores e também têm de pagar. O Ecad está dentro da lei, não está cobrando indevidamente, mas a lei que aí está é que é totalmente defasada. Eles se baseiam nela para criar alguma brecha e ganhar mais dinheiro e vão contra um princípio básico da internet que é o de compartilhar e divulgar as informações. Por orientação de advogados, enquanto o caso é analisado, o Caligraffiti estaria fora do ar . Mas depois de conversar com"blogueiros, advogados especializados e formadores de opinião" todos concordaram que o Blog tinha que voltar ao ar, pois ficando fora inibiria a blogosfera brasileira, que utiliza muito material compartilhado de grandes canais de vídeo online. O ECAD confirma que, pela lei, os blogs são obrigados a pagar por vídeos embedados do YouTube. A entidade nega que haja um trabalho de cobrança focado em blogs e sites, mas alerta que seu foco é "a conscientização e o esclarecimento quanto à necessidade do pagamento da retribuição autoral, não somente por conta da exigência legal, mas pelo respeito aos autores e suas obras".
Trocando em miúdos : Vão cobrar ,arrecadar e arrecadar e arrecadar cada vez mais, para, além de não repassar os valores a quem de direito, ainda por cima desviar para algum bolso político. Que vergonha esse país !
Saiba que os vídeos de músicas internacionais, o Ecad cobra. Mas o dinheiro não vai para fora, e sim para "outro artista qualquer nacional", isso segundo o Ecad. Ex: você pode pagar por ouvir uma música no estilo Rock ou Pop internacional e ser revertido para outro como Axé ou Pagode.

O Google e o Ecad

Google emitiu uma nota oficial, veja aí :


É ISSO AI BRASIL !!!

.
Comentários
15 Comentários