RACISMO: Vendedor expulsa filho negro de clientes em loja da BMW

16:53 Ferrari 0 Comentarios


"Essa loja não é lugar para você, pode sair daqui!". A frase, que teria sido dita por um vendedor de loja de carros de luxo para o filho adotivo negro de clientes, causou revolta na internet. Questionado pelo casal por sua atitude, o vendedor teria justificado: “Esses meninos ficam pedindo dinheiro aos clientes!”. O consultor Ronald Munk e sua esposa, a professora Priscilla Celeste, pais da criança de 7 anos, criaram sábado um perfil no FACEBOOK: Preconceito Racial Não É Mal-Entendido, que já tem 75 mil seguidores.

Segundo Priscilla, o casal entrou na concessionária Autokraft da BMW, na Barra da Tijuca, da qual já era cliente, e foi atendido por um profissional identificado como José Carlos. O comerciante teria ficado sem reação ao saber que a criança “expulsa” por ele era filho do casal.


 “Ainda que meu filho fosse uma criança desamparada, não poderiam ter agido daquela forma. Ele não estava interpelando ninguém”, desabafou a mãe. O menino, há 5 anos com a família, não percebeu a discriminação. “Ele perguntou o motivo de não aceitarem crianças na loja se a TV estava ligada num canal infantil”.

 A BMW Brasil formalizou um pedido de desculpas. Questionada pela família, a Autokraft também mandou e-mail sete dias após o ocorrido com o título “Desculpas”, no qual define o ocorrido como um “mal-entendido”.

 “O que ocorreu não foi um ‘mal-entendido’, foi um caso claro de discriminação. A tentativa de pôr panos quentes em um ato criminoso é o que gera a nossa revolta”, disse Priscilla. A fanpage criada no Facebook se chama Preconceito Racial Não É Mal-Entendido.

 O espaço serve para que pessoas relatem casos racistas e encontrem ali a solidariedade que precisam. Para Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola, ações nas mídias sociais têm papel importante na difusão desse tipo de caso, que precisa ser encarado como crime.

Comentários
0 Comentários