Autor de 'As Aventuras de Pi' é suspeito de plagiar brasileiro

15:03 Ferrari 0 Comentarios


  Narra a história de um jovem                                                                 Narra a história de um jovem 
 e uma fera num minusculo barco                                                         e uma fera num minusculo barco

Yann Martel, autor de "As Aventuras de Pi", livro que inspirou o filme indicado ao Oscar ("Life of Pi"), é suspeito de ter plagiado a história de "Max e os Felinos", de Moacyr Scliar (1937-2011).
Essa história começou quando o título recebeu o prêmio Booker de 2002. Na época, a imprensa suspeitou de plágio. Mais de dez anos depois --temendo que a lendária "memória curta" dos brasileiros tenha algum fundamento--, vale relembrar o episódio.
Em "As Aventuras de Pi", um adolescente indiano, filho do dono de um zoológico, acaba em um bote após um naufrágio. Um tigre-de-bengala --que aparece na capa do livro-- faz companhia ao protagonista.
Em "Max e os Felinos", um jovem alemão, que está fugindo do nazismo num navio que transporta animais, acaba em um bote após um naufrágio. Um jaguar --que aparece na capa do livro-- faz companhia ao protagonista.
Abaixo, assista ao vídeo produzido pela editora L&PM com o depoimento de Scliar sobre o caso.


Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), no Bom Fim, bairro judaico da cidade. Alfabetizado pela mãe, uma professora primária, Scliar cursou medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Passou a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2003. Recebeu prêmios Jabuti em 1988, 1993, 2000 e 2009. Scliar morreu no dia 27 de fevereiro de 2011, aos 73, no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado.

Comentários
0 Comentários