Google cria óculos de realidade aumentada feitos de papelão

23:40 Ferrari 0 Comentarios



Com o objetivo de tornar a experiência de realidade virtual mais acessível para todos, o Google criou o projeto Google Cardboard, que, por meio de um app gratuito e uma caixa de papelão (que você pode fazer em casa) transforma o seu celular em um headset de realidade virtual.

A ideia foi divulgada recentemente, na conferência anual Google I/O, em São Francisco, Estados Unidos. Cada um dos participantes do evento ganhou o gadget – mas, para quem não foi um dos sortudos, existe a chance de construir o seu próprio dispositivo.

O app, que pode ser baixado aqui, foi criado para funcionar em conjunto com os óculos de papelão. Com ele, dá para passear em realidade aumentada pelo Google Earth ou por determinados vídeos do YouTube, por exemplo."

“Ao tornar mais fácil e barato de experimentar a realidade virtual, esperamos incentivar os desenvolvedores a construir a próxima geração de experiências digitais imersivas e torná-las disponíveis para todos”, afirmou a companhia. 

Quer fazer seus próprios óculos para usar o Google Cardboard? Veja quais materiais você vai precisar.





No gadget criado pelo Google, o celular é acoplado a uma caixa de papelão e se transforma em uma ferramenta caseira para que você possa experimentar a realidade aumentada

Não parece, mas esses óculos de realidade virtual podem proporcionar passeios em três dimensões pelo Google Earth e por vídeos selecionados do YouTube



Segundo os desenvolvedores, não é difícil encontrar os componentes abaixo para fazer seus próprios óculos. Neste LINK dá para baixar um arquivo com os desenhos para recortar corretamente o papelão e um passo a passo de montagem. Está em inglês, mas as figuras são bem intuitivas. Além disso, com o Google Translator é possível seguir o passo a passo em português

- cortes de papelão com no mínimo 1,5 mm de espessura
- duas fitas de velcro
- um elástico
- duas lentes biconvexas com 40 mm de distância focal
- dois imãs, um de neodímio e outro de cerâmica com 19 mm de diâmetro e 3 mm de espessura
- opcional: uma tag NFC (Near Field Communication ou Comunicação de Campo Próximo – são adesivos configuráveis que permitem troca de informações entre dispositivos)
Comentários
0 Comentários