Com um papel amassado e uma lata de lixo, esse professor deu uma forte lição sobre privilégio à sua turma

11:00 Twister 0 Comentarios



Nem todos estamos dentro da mesma classe social e, além disso, não possuímos privilégios iguais para alcançar aquilo que almejamos. Algumas pessoas, como costumam dizer, nasceram “viradas para a lua”, enquanto outras, bem… não tiveram essa mesma sorte.

Você provavelmente desfruta de alguns privilégios, mas não tem noção disso. Pode ser algo difícil de entender, mas um professor encontrou uma maneira incrível de explicar isso para qualquer pessoa!

Esse professor resolveu fazer uma analogia interessante para alertar a todos os que possuem certos privilégios na sociedade, pois estes, muitas das vezes, acabam acomodados pela situação em que vivem e esquecem das outras pessoas.

Um professor do ensino médio realizou um simples e poderoso exercício para ensinar sua classe sobre privilégio e evolução social. Ele começou dando um pedaço de papel a cada aluno e pediu-lhes para amassá-lo.


Então colocou uma lixeira na frente da sala.




E disse: “O jogo é simples – todos vocês representam a população do país. E todos no país têm a chance de se tornar ricos e mudar de classe social.”




“Para ir para a classe alta, tudo o que você deve fazer é jogar o papel amassado dentro do lixo, sentado no seu lugar.”




Foi aí que os alunos do fundo da sala imediatamente protestaram, “Isso é injusto!”. Eles podiam ver que todos os estudantes na frente tinham uma chance muito maior.




Todos arremessaram os papéis, e – como esperado – a maioria dos estudantes sentados na frente conseguiram acertar, e apenas alguns do fundo da sala tiveram sucesso.




Ele concluiu dizendo: “Quanto mais perto você está da lixeira, melhores as suas chances. Isso é como o privilégio funciona. Vocês perceberam como os únicos que se queixaram sobre justiça estavam no fundo da sala?”




“Por outro lado, essas pessoas da frente estão menos propensas a ter consciência do privilégio que possuem. Tudo o que eles podem ver é uma curta distância até seu objetivo”




“Seu trabalho – como estudante que está recebendo uma educação – é ter consciência do seu privilégio. Use esse privilégio especial chamado de “educação” para fazer o melhor de si e conseguir grandes conquistas, mas também para defender aqueles que estão atrás de você. “



Gostou? Curti ai e indique no G+
Comentários
0 Comentários