Menino que pode ver no escuro? Estamos mais próximos da evolução humana?

19:00 Ferrari 0 Comentarios



A história parece tirada dos quadrinhos ou do cinema: uma família do interior chinês dá a luz a uma criança com uma característica bastante incomum: seus olhos são azuis como os de um ocidental.


Ao levar a criança ao médico, logo foi descartado qualquer tipo de doença, tratando-se apenas de uma anomalia genética. 

Entretanto, anos mais tarde, o garoto de nome Nong chocaria não só seus pais, mas o mundo: apesar de ter dificuldades em enxergar em dias ensolarados, Nong possui uma visão noturna tão extraordinária quanto fora do comum, pois o menino se diz capaz de poder ver claramente na completa escuridão, em condições que nenhum outro ser humano normal seria capaz.

Logo o menino foi apelidado de “olhos de gato”, pela sua excepcional visão noturna e por dizerem que seus olhos brilham na escuridão quando apontado uma lanterna, por exemplo – assim como nos felinos. O vídeo abaixo é do ano de 2009 e mostra uma reportagem com o garoto.



Seria Nong um mutante, o próximo passo da evolução humana? A ciência diz que não! Especialistas afirmam que a capacidade de visão noturna dos felinos, bem como os olhos que “brilham” no escuro são possíveis graças a uma película ocular chamada tapetum lucidum, comum nesses animais. Para um humano desenvolver tal estrutura – se possível – precisaria de um longo período de mutação em função de determinado ambiente; não seria algo que ocorreria da noite para o dia.


Outro fato que chama atenção no vídeo é que os olhos de Nong não brilham, pois se o fizessem seriam facilmente captados pelas câmeras, como nos documentários sobre mundo animal. O que se explica é que Nong teria uma anomalia genética que fez com que ele possuísse mais bastonetes na retina que as pessoas normais, permitindo uma visão noturna mais aguçada.



Comentários
0 Comentários