Descubra o que termos como “etc”, “idem” e “sic” significam
Conheça aqui as origens etimológicas e funções textuais de palavras em latim que usamos todos os dias
Cansado de não saber o que e “idem”, “etcétera” e “sic” significam? Chega de ver essas palavras alienígenas e não saber o quê significam, agora é a hora de mais uma vez descobrir o que os mistérios do dia-a-dia significam e aumentar sua cultura, garantindo não apenas que você se saia melhor nos seus trabalhos e textos, mas também sabendo o que significam. Então, aqui está sua chance para aprender português e latim de quebra, um bom caminho pro seu ingresso em Hogwarts.
sic
Quer dizer, literalmente, “assim”. Filólogos e estudiosos afirmam que o “sim” e o “si” do português derivam desse termo, que é usado comumente no jornalismo para deixar claro que um erro (gramatical, por exemplo) é apenas a reprodução da fala de alguém. Exemplo: “nois não vamo mais votá nele não [sic]“, disseram os eleitores do interior.
ie
Serve para resumir algo que estava sendo explicado, e significa “isto é”, sendo grafado em latim como id est. Exemplo: O “ie” é geralmente usado para explicações, i.e, para resumir algo que estava sendo dito.
Etc
Significa et cetera, ou coetera, e significa “e coisas”. Serve para terminar uma lista ou enumeração sem precisar dar mais exemplos, e esse talvez seja o item mais conhecido dessa lista. Exemplo: você pode usar o “etc” quando estiver com preguiça de enumerar, exemplificar, ilustrar e etc.
Ad infinitum
Serve para dizer que algo permanece contínuo infinitamente, e significa “ao infinito”. Exemplo: o país tem eleitores corruptos, oficiais corruptos, políticos corruptos e por aí vai, ad infinitum.
A priori
Significa “em primeiro plano”, e geralmente serve para falar sobre o conceito de algo. Exemplo: a priori, o Fatos Desconhecidos é o maior site de curiosidades da internet.
Per capita
Significa “por cabeça”, e é usado para descrever algo usando como relação o número de indivíduos. Exemplo: São Paulo tem 2 carros per capita (ou seja, para cada habitante).
Ergo
Significa “portanto”, e é usado para terminar sentenças. Exemplo: nossa lista terminou, ergo, está acabada.
Fac simile
Significa reprodução exata de uma gravura, texto ou algo do tipo. Exemplo: enviamos um fac símile da carta registrada pelo suicida.
Idem
Significa “o mesmo”, e é usado da mesma forma que sinônimos ou repetiçoes. Exemplo: não vou trabalhar sábado, e domingo idem.
Lato sensu
Significa “em sentido amplo”, e geralmente é usado em faculdades. Exemplo: formação em economia lato sensu.
Gostou? Curti ai e indique no G+